
Rotas de mistério, uma das melhores formas de conhecer as cidades da Holanda
Atualizado: 1 de mai. de 2019
Se você vem passar alguns dias na Holanda e é daqueles que quer aproveitar o tempo ao máximo para conhecer tudo que é possível, sem gastar muito, vai adorar essa dica.
Eu adoro jogar Clue, mas quando o cenário é real a coisa toda fica muuuuito mais divertida!
E eu descobri algo sensacional: um jogo que permite explorar a cidade enquanto resolvemos um misterioso assassinato!
Propus o desafio para o marido e os filhos. Eles toparam no ato e nós escolhemos a cidade de Leiden. As pistas nos levaram, por uma rota fácil de seguir, a alguns dos locais mais fascinantes da cidade ao longo do caminho.

A rota atravessa o canal mais bonito de Leiden, Rapenburg. Descobrimos que podíamos visitar alguns dos mais belos courtyards (que ficam atrás de portas mantidas fechadas e pelas quais não nos atreveríamos a passar sem saber do que se tratava). Vimos o deslumbrante Hortus Botanicus, o antigo Observatório, caminhamos por antigas vielas com lojas coloridas e adoráveis praças ao redor do Sint Pieterskerk. Passamos por muitos cafés e restaurantes e conhecemos o Barrera, pub que pertenceu ao rei Willem-Alexander. Aprendemos sobre os Pilgrims e descobrimos que os ancenstrais de vários ex-presidentes dos EUA, inclusive do Obama, viveram por aqui.

Algumas pistas não são tão fáceis de descobrir. Exigem um enorme poder de observação e muita persistência para encontrar detalhes escondidos. Mas a gente adorou! Nos divertimos muito e conhecemos de uma forma especial uma das cidades mais charmosas da Holanda.

Essa é uma forma incrivelmente divertida de conhecer muitas das cidades por aqui. Por enquanto, há 15 guias disponíveis, mas pouco a pouco outras cidades vão surgindo.
A única dificuldade é que quase todos os guias estão em holandês, há apenas o de Leiden em inglês. Mas, para quem quer aproveitar, é só lembrar que o Google Translate está aí pra isso ;)
Os guias custam apenas € 7,80 e podem ser comprados na versão impressa ou em pdf, no site www.speurroutes.nl ou nos centros de visitantes de cada cidade. Eu super recomendo!