• Joy

Natureza exuberante na maior reserva natural da Holanda

Atualizado: 10 de Mai de 2019

Você gosta de estar em meio à natureza, curtir um dia tranquilo e ver paisagens incríveis? Então, vai adorar conhecer o Parque Nacional De Hoge Veluwe.


A estrada que dá acesso ao parque já é uma prévia das lindas paisagens que nos esperam.

O parque, que tem uma diversidade incrível de cenários, é surpreendente em vários aspectos. Construído no início do século XX para ser um parque de caça, hoje é um importante santuário de pássaros, e possui vida selvagem abundante. Com mais de 50km² de natureza praticamente intacta, o parque tem de tudo um pouco, de paisagens semiáridas a densas florestas, que se alternam em apenas alguns metros de percurso.

(clique nas imagens laterais para ampliá-las)






Pela cor do céu nas fotos dá pra perceber que nós não escolhemos um dia lá muito bom para o nosso passeio. Como um típico dia de primavera na Holanda, tivemos chuva, ventos fortes, frio e até o que a gente chama de "nevisco" (ou chuva de bolinhas de isopor). Eu juro que consultei a previsão do tempo antes de irmos, mas gente teimosa, sabe como é... Até porque, na Holanda, se a gente espera tempo bom pra sair de casa, terminamos o catálogo da Netflix em poucos meses.





A melhor forma de percorrer o parque é com uma das quase duas mil bicicletas que estão gratuitamente à disposição dos visitantes logo na entrada, e também em vários pontos específicos dentro do parque. Também é possível fazer todos os trajetos de carro, mas vamos combinar que estamos na Holanda, né? Aqui a gente usa a bicicleta pra tudo! Atém do que, podemos aproveitar muito mais as paisagens dessa forma.


A minha dica é dar uma olhadinha no website do parque antes de sair de casa, para se ter uma ideia de onde ir e de quais lugares visitar. Mas, de qualquer forma, tudo é bem sinalizado. Cada percurso tem as indicações de direções e distância entre um ponto e outro, que varia de 3 a 9km. Há bicicletas de tamanhos variados para adultos e crianças, e as bicicletas maiores têm uma cadeirinha para acomodar crianças pequenas, então dá pra fazer os percursos na boa, mesmo que o tempo não ajude (apesar de o país todo ser praticamente plano, dentro dos parque dá até pra sair da rotina e viver a aventura de algumas pequenas subidas e descidas).





Sobre duas rodas, fomos para todo canto e pudemos aproveitar um pouco de tudo que o parque oferece: dunas, lagos, museu subterrâneo (o primeiro da Europa), museu de arte (entre muitas obras de arte, o Kröller-Müller tem 280 pinturas e desenhos de Van Gogh), jardim com esculturas, e até uma mansão. As opções são tantas que dificilmente dá pra fazer tudo em um único dia. Muita gente até acampa por lá.


Dentre todas as muitas atividades disponíveis, recomendo visitar a mansão Jachthuis Sint Hubertus, que é considerada um dos edifícios mais emblemáticos da Holanda. Assim que entramos já conseguimos entender o porquê. Foi construída pelo renomado arquiteto Hendrikus Petrus Berlage para ser a casa de campo do abastado casal Kröller-Müller, e os níveis de detalhe e requinte impressionam. Desde o mosaico formado pelos tijolinhos das paredes, até o piso desenhado de forma que o tapete tenha que ser milimetricamente colocado na posição correta, é possível perceber que tudo foi desenhado e executado com precisão geométrica.


Berlage não só foi responsável pela arquitetura do prédio, como também pelo design do interior, desde os móveis até os talheres, assim como dos arredores da mansão, que inclui um jardim, uma ponte e um lago escavado a mão. Como resultado, Jachthuis é considerada um Gesamtkunstwerk, um trabalho de arte universal.

(clique na borda direita da imagem para ver todas as fotos)




Com tudo que tem a oferecer, o parque é uma opção imperdível para quem busca uma opção de lazer que ofereça cultura e diversão em meio à natureza.


Ah, e para quem quiser levar o animal de estimação para passear, o parque permite a entrada de cachorros (desde que estejam na coleira) e cavalos ;)




Como chegar ao Parque Nacional Hoge Veluwe


De ônibus: Os ônibus circulam regularmente a partir da estação de trem de Apeldoorn (pegue a rota 108 para Hoenderloo, e então a rota 106 para Otterlo). Os ônibus entram no parque e param perto do centro de visitantes e do Museu Kröller-Müller.


De trem: Hoge Veluwe é servido por trens para Apeldoorn.


Por estrada: Rota fácil a partir de Arnhem e Apeldoorn, com entradas em Schaarsbergen (sul), Otterlo (noroeste) e Hoenderloo (nordeste).


=> Entrando no parque, vá direto ao centro de visitantes para conseguir mapas e outras informações. Visitas guiadas podem ser compradas ali ou nos portões de entrada, assim como audioguias em inglês. Existem valores diferentes para as diversas atividades que o parque oferece. As opções podem ser consultadas aqui.


Endereço:

Koningsweg 17, Schaarsbergen

Website oficial: www.hogeveluwe.nl


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 by Joy in Dutch - all rights reserved.