• Joy

Festival de Straô - praia e cavalos. Tem combinação melhor? 🐴 🇳🇱

Atualizado: 21 de jun. de 2020


Foto: BraCom Fotografie

A festa folclórica de Straô, que hoje é um Patrimônio Imaterial da UNESCO, ocorre anualmente na ilha de Schouwen-Duiveland, na província de Zeeland.


No Straô, os cavalos que trabalham nas fazendas são levados ​​para um passeio ao longo da praia, onde são banhados nas ondas do Mar do Norte em uma cerimônia chamada de “limpeza das pernas”, um ritual de origem celta.


A ideia por trás disso é que, nessa época do ano, os dias começam a ficar mais longos, e os cavalos precisam se preparar novamente para voltar a trabalhar na terra. A água salgada, com suas propriedades curativas, desinfeta pequenas inflamações da pele, previne problemas comuns causados nas patas dos cavalos pelo extenuante trabalho no campo, e os prepara para uma boa estação de semeadura.


A primeira menção do ritual data de julho de 1643, mas a festa pode ser muito mais antiga. No passado, eram principalmente os filhos dos fazendeiros que iam à praia com os cavalos de tração.  Para isso, os cavalos eram trançados e decorados com flores do início da primavera.


Muito além de Schouwen, a festa agora é conhecida e cavalos de todas as áreas circundantes participam. Todos os anos, há pelo menos 70 cavalos por procissão, mas esse número sempre aumenta quando há tempo bom. Hoje em dia, os cavalos de trabalho também são acompanhados por cavalos de passeio ou de competição, além de muitos expectadores.


Foto: Bad Koerier

Por tradição, o primeiro Straofeest ocorre na vila de Renesse no sábado que antecede a quaresma. Então, a cada próximo sábado é a vez de outras cincos vilas: Burgh-Haamstede, Noordwelle, Ellemeet, Scharendijke e Serooskerke.


Para atrair mais turistas, cada vila procura se diferenciar e dar mais ênfase a determinadas tradições. Por isso, várias tradições se desenvolveram nas aldeias.  Em Renesse, por exemplo, o pastor local vai à praia com seu cavalo de passeio, e ele é o primeiro a lavar suas pernas.  Depois de uma pequena bênção, a procissão continua, e o grupo é dividido em dois: um para as pessoas que querem galopar na praia e outro no qual apenas o trote é permitido.


Em Burgh-Haamstede, o passeio é acompanhado pela Polícia Montada há pelo menos dez anos.


Quem quiser ter um vislumbre de como costumava ser o festival antigamente, poderá ir a Noordwelle.  Esta pequena vila mantém a tradição na qual, em sua maioria, apenas os cavalos de trabalho e pôneis de sangue frio participam, e roupas tradicionais também são usadas.


Na maioria das aldeias, a colorida procissão de cavalos decorados é em algum ponto ultrapassada pelo grupo de fanfarra local e acompanhada por outras festividades. Vários eventos acontecem para as crianças e há diversas competições.


Foto: BraCom Fotografie

Depois de tudo isso, a festa ainda não acabou. Depois que os cavalos são tratados adequadamente no estábulo novamente, geralmente há música ao vivo em um dos cafés locais e é anunciado qual era o cavalo mais bem decorado e os vencedores das competições.


Realmente é um espetáculo que vale experimentar. Para mais informações, é só acessar o site oficial do evento.


E você, já conhecia essa tradição? Conta pra gente nos comentários.



#dutchtraditions #zeeuwsehorses #mooienederlands #straôrieën #FanvanZeeland


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo