• Joy

Doloris: Quanto mais quieto você fica, mais você pode ver...

Siga caminhos oblíquos, escorregue por buracos ocultos, atravesse paredes e encontre objetos misteriosos.


Aceite o desafio de explorar o Meta Maze de Doloris!



Difícil encontrar palavras para descrever. Visitar Doloris é como sonhar acordado. Depois que o guardião do portão venda seus olhos e o convida a acordar seus sentidos para se permitir uma experiência incrível, você se vê diante de duas portas e da primeira de muitas escolhas que terá que fazer para conhecer Doloris. São mais de 40 salas de instalações artísticas surreais, que brincam com todos os nossos sentidos.


Somos convidados a voltar a ser crianças. Podemos nos sentar em um trono em uma caverna escondida e decifrar o indecifrável. Escolhemos entre tocar piano ou usá-lo como uma escada para alcançar outros níveis. Escalamos estruturas complexas e nos arrastamos sobre tapetes macios. Tudo pode ser visto, tocado, sentido. É como ser transportado para um novo mundo, onde nada é o que parece. Você está sozinho e pode ser quem você quiser, ir para onde quiser e fazer o que quiser. Um toque macio, uma luz ofuscante, o cheiro de um cachorro-quente ou os sons de uma floresta estão sempre a alguns passos de distância, e é preciso escolher onde ir e como chegar lá.


Como em um labirinto gigante, há muitas opções, mas não existem caminhos errados. Cada nova escolha sempre leva a algo inédito e inesperado.


Estabanada como sou, claro que bati a cabeça incontáveis vezes, caí, enfiei uma farpa no dedo, ralei o cotovelo e voltei pra casa com o joelho roxo. Mas faria tudo de novo mil vezes para voltar a experimentar cada sensação.


Aparelhos eletrônicos e relógios ficam do lado de fora. O convite é para ficarmos apenas em nossa própria companhia e assim possamos explorar um mundo completamente novo.


O prédio não impressiona. O portão, tampouco. Mas nada pode prepará-lo para o que está por vir. Quanto menos você se preocupar, melhor.

Cada pessoa entra sozinha. Mesmo que encontre outros pelo caminho, a minha dica é para que não se envolva com eles. Finja que não estão ali e continue explorando. Permita-se um momento só seu. Acredite que será uma experiência inesquecível.

Quando sentir que chegou a hora, basta escolher um dos muitos “caminhos sem volta” que levam à saída. Então você poderá relaxar, resgatar o celular e voltar a interagir com outras pessoas no bar do terraço.



________________________


Karmanoia, o grupo responsável pelo projeto, é formado por musicistas, performers, construtores e visionários que seguem uma necessidade criativa de gerar impulsos positivos na percepção humana. E eu sou testemunha de que o resultado do trabalho deles é mesmo surpreendente.


O último projeto do grupo, chamado de “Singum Peristal”, esteve em Berlim de 2010 a 2014. Considerando que esta foi a semana de estreia de Doloris na Holanda, acredito que podemos esperar ter uns bons anos pela frente para desfrutar desse ambiente imersivo sem igual. Oba!!!



Informações e ingressos: www.doloris.nl

Valor: €19 online ou €20 na hora (indico que a compra seja feita com antecedência - é necessário fazer reservas separadas para a experiência e para o bar)

Idade: maiores de 12 anos (não é indicado para gestantes e pessoas com mobilidade reduzida)

Endereço: Spoorlaan 21c, Tilburg

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 by Joy in Dutch - all rights reserved.