• Joy

As pontes das notas de Euro são reais?



Você já reparou nas notas de Euro? Na frente das notas predominam janelas e pórticos que simbolizam o espírito de abertura e cooperação que caracteriza a União Europeia. No verso, aparecem pontes de diferentes épocas, uma metáfora da ligação entre os povos da Europa.

Os desenhos foram feitos por Robert Kalina, um designer austríaco ​​que foi o vencedor de um concurso internacional para a arte mostrada nas notas.

Mas afinal, as pontes desenhadas por Kalina são reais ou fictícias?

A verdade é que, para não ofender nenhum dos países europeus, Kalina criou pontes fictícias, simbolizando a amizade dos povos e a cultura de fronteiras abertas que existe entre os países da Europa. Cada nota de Euro apresenta uma ponte de diferentes períodos da história europeia, que vai da era Clássica ao Modernismo do século XX.

Essas pontes permaneceram apenas no papel até que o designer holandês Robin Stam pensou que seria divertido torná-las reais. O Banco Central Europeu gostou da ideia e deu-lhe uma carta de aprovação. Todas as pontes das notas de Euro foram então construídas junto a um projeto habitacional chamado Het Land, na cidade de Spijkenisse.


E é por isso que, desde 2013, as pontes coloridas - outrora fictícias - representadas nas notas de Euro podem ser utilizadas por pedestres e ciclistas na Holanda ;)


Gostou de saber? Compartilhe com um amigo que vai gostar também!











12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 by Joy in Dutch - all rights reserved.