• Joy

A mão que apalpa o seio - arte ao ar livre

Atualizado: 3 de Jun de 2019

Em pleno Red Light District de Amsterdam, rodeada por Coffee Shops e vitrines com profissionais do sexo, está a imponente Oude Kerk, ou Igreja Antiga - e é mesmo a igreja mais antiga da cidade.


Foto: Oude Kerk (Amsterdam) - viator.com

A Oude Kerk é também a construção mais antiga da cidade, erguida às margens do rio Amstel, onde os marinheiros amarravam seus barcos e rezavam por um retorno seguro.


Construída no século XIII, em estilo gótico, para ser uma igreja católica, hoje é um ícone do protestantismo na Holanda. Dentro há um impressionante órgão de Christian Müller, esculturas do século 15 e um piso feito de lápides. É realmente um lugar incrível e vale a pena a visita.



Mas é na rua de trás da entrada principal da Onde Kerk, entre as pedras da calçada, que está um pequeno mistério: uma escultura de bronze de uma mão que apalpa um seio. Apareceu da noite para o dia, e muito julgaram que seria rapidamente removida por algum órgão público, mas continua lá, chamando a atenção de quem passa a pé ou de bicicleta.



Ninguém imagina quem seja o artista, mas muitos especulam que, por se tratar de um material caro, o que remete a alguém de posses, a obra seja da rainha Beatrix, que é conhecida por seu talento artístico e tem influência suficiente para que não lhe causassem problemas por este pequeno presente à cidade.


Apesar do caráter sexista da obra, a história é interessante, não? Além de ser famosa por seus museus, a Holanda também possui muitas peças de arte ao ar livre, que brincam com a paisagem das ruas e despertam a curiosidade, já que não há placas indicativas e ninguém sabe ao certo quem são os artistas e quando as peças foram instaladas. Vale a pena passear pelas cidades e caçar esses pequenos tesouros.


E você, conhece mais detalhes sobre esse assunto? Compartilhe com a gente!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 by Joy in Dutch - all rights reserved.